quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Como é que o microondas aquece os alimentos?

A energia que o microondas transmite serve para determinado tipo de funções como o aquecimento ou descongelamento de alimentos. Nesse caso, de que forma age com os alimentos? 

Os alimentos geralmente contêm uma certa percentagem de água, que é formada por moléculas polares.
As micro-ondas na frequência de 2,45 GHz carregam energia que pode ser fracamente absorvida por moléculas polares como da água, gorduras e açúcares, utilizando o fenómeno da ressonância.
Moléculas polares são capazes de se alinhar com o campo eléctrico das ondas. Como o campo muda de direcção de acordo com a frequência, cada molécula tende a acompanhar essas mudanças, arrastando moléculas vizinhas. Essa agitação resulta no aumento da energia cinética das moléculas e, como consequência, também ocorre o aumento da temperatura. A figura 2, mostra as variações de um campo eléctrico e a tendência de uma molécula de água em acompanhar essa variação.
Somente as moléculas de água, gordura e açúcar entram em ressonância com as micro-ondas, ou seja, só os alimentos que contém essas moléculas é que são aquecidos pelo forno. Logo, o ar, o vidro, plástico ou outros materiais não são aquecidos por micro-ondas, mas por processos de convecção e condução.

Figura2: tendência de rotação

Na 1ª situação: a molécula da água está alinhada com o campo eléctrico da onda;
Na 2ª situação: o campo inverteu seu sentido e a molécula tende a girar;
Na 3ª situação: a onda muda de sentido novamente e a molécula tende a acompanhar o campo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário