quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Discussão!!


Na descongelação da carne existe um momento na qual há a emissão da radiação e um outro em que ocorre uma paragem e é nesse momento que acontece a transferência de calor por condução.
O programa Defrost poderia ter sido utilizado pelo peso da carne ou por tempo. O grupo seleccionou por tempo. Para que o processo de descongelamento seja rápido, toda a energia de microondas gerada deve ser diretamente absorvida pelo alimento a ser descongelado, assim, os melhores resultados são obtidos quando o alimento é colocado diretamente sobre o prato giratório, apenas sobre um filme plástico. Porém, caso preferisse colocar o alimento sobre um recipiente, é preferível o de vidro ou louça refratária. Depois de descongelar um alimento, deve aguarde alguns minutos antes de utilizá-lo para obter uma melhor distribuição do calor.
O esquema abaixo retrata o tempo de funcionamento e paragem ou seja o tempo de emissão da radiação (funcionamento) e a transferência de calor (paragem) do programa Defrost. No programa Microwave o grupo utilizou 1minuto para a descongelação da carne, ou seja, a potência consumida vai ser P100 – vai consumir 100% da potência fornecida que é 900W (fig.5). Neste ultimo caso, por exemplo 50 segundos a emitir radiação e 50 segundos a transferência de calor.


Feito este estudo o grupo concluiu que dos dois programas estudados – o Microwave e o Defrost – o que se adequa melhor para realizar a descongelação, assim como o que se aproxima mais das características iniciais do alimento é o Defrost. Apesar o tempo para descongelação ser maior o sabor, a textura/dureza e o odor é o que se aproxima mais da carne de controlo. 


Sem comentários:

Enviar um comentário