quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Descongelação utilizando o microondas ...


Ao nível físico, quando procedemos à descongelação utilizando o microondas, temos presentes duas situações físicas de transferência de energia, tais como: a condução e a radiação, nomeadamente a radiação microondas.
A radiação está presente quando colocámos a descongelar. A radiação microondas penetra no alimento, este aquece superficialmente e por condução prossegue até ao centro da carne. 

É de notar que as microondas penetram no alimento até uma determinada profundidade, dependendo da densidade deste. Em alimentos menos densos como um pão, as microondas penetram de 5 a 7 cm, enquanto que, em alimentos mais densos, como a carne, elas penetram entre 2 a 3 cm. À medida que as microondas penetram no alimento, a sua energia é absorvida por ressonância e sua potência diminui, pois a energia da onda é absorvida e transformada em calor. Assim, alimentos pequenos recebem a radiação microondas por todos os lados havendo uma concentração maior de calor no centro. Por conseguinte, alguns alimentos ficam mais cozidos internamente. Por outro lado, nos alimentos de escala maior, a radiação microondas cozinha a parte externa e depois por condução o calor chega ao centro, como no cozimento convencional. 



Sem comentários:

Enviar um comentário